Venham! Não fiquem a ver pela televisão, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo


O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou à participação dos fiéis nos vários eventos da visita do Papa a Portugal, e em particular na missa no Terreiro do Paço, afirmando que as boas-vindas não se dão a olhar para a televisão.

Venham! Os que puderem venham, não fiquem diante da televisão, sublinhou, acrescentando que as boas-vindas a Bento XVI são dadas fazendo um bocadinho de sacrifício, correndo o risco, mas tendo a alegria da multidão que ele saúda e que ele abençoa, por quem reza e que ele acolhe.

Numa saudação ao Papa, que chega a Lisboa no dia 11 de Maio para uma visita de quatro dias a Portugal, D. José Policarpo garante que não é a mesma coisa ver o Papa num écran de televisão e vê-lo ao vivo.

Quem sabe se não tereis a sorte de o Santo Padre passar perto de vós e fixar nos vossos olhos o seu olhar, acentuou.

O Cardeal Patriarca de Lisboa referiu que a diocese de Lisboa vai dar ao Papa as boas-vindas na alegria do coração e na disposição de o acolher como ele é e quem é, o sucessor de são Pedro, o Pastor Universal.

Independentemente da pessoa, do Cardeal Ratzinger, ele é o nosso papa, recordou, referindo que Portugal beneficia de três visitas papais ao país, favor que atribui a Nossa Senhora de Fátima.

Penso que devemos esse favor a Nossa Senhora de Fátima, que os atrai; vamos já, graças a Deus, com a terceira visita a um pequeno país como o nosso, acrescentou.

D. José Policarpo comentou que estas visitas frequentíssimas do Pastor Universal às igrejas particulares são recentes na história da Igreja Católica, pois datam dos últimos 50 anos.

Hoje , observou, as igrejas têm a sorte de poder não apenas rezar pelo papa e de ver o papa de longe, mas com uma certa frequência de o verem, poderem olhar para ele, ouvir a sua palavra, celebrar a eucaristia com ele.

Sem comentários: