Palavras de D. Joaquim Mendes na Missa com celebração de Crisma, 16 de Maio

“Está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso.” (Lc 24, 46-48). Este «vós» inclui todos os crentes e baptizados. Cada cristão deve ser diante do mundo uma testemunha da ressurreição e da vida do Senhor; um sinal do Deus vivo (cf. LG 38).

Por isso, caríssimos crismandos, o Senhor espera que vós sejais suas testemunhas! Para isso, ides receber o mesmo Espírito que os Apóstolos receberam.

O Senhor espera de vós um compromisso efectivo na construção do seu Reino. O Espírito Santo vos dará a coragem para viver o Evangelho e a audácia de o proclamar, de o dar a conhecer aos vossos amigos, nos lugares de estudo, de trabalho e de lazer.

O Espírito Santo vos ajudará a descobrir a Igreja, como segunda família, onde encontrareis Cristo ressuscitado, a sua Palavra iluminadora, a amizade e o apoio de tantos irmãos e irmãs na fé, e sentireis a alegria de participar na sua vida e na sua missão.

Nela vos sentireis acolhidos e amados e aprendereis a amar, a viver como filhos de Deus, a ser testemunhas do seu amor no mundo.

Por isso, acolhei com fé, com grande alegria e com gratidão o dom que o Senhor vos vai conceder e que ele se estenda a toda a comunidade cristã aqui reunida, para que seja testemunha de Jesus hoje no mundo, comprometida com a sua missão com a força do Espírito Santo.

Sem comentários: