Catequeses de Preparação da Visita de Bento XVI a Portugal

«Ainda precisamos de Pedro?» pergunta a primeira das duas catequeses de preparação da visita do Papa a Portugal (11 a 14 de Maio), elaboradas pelo Secretariado diocesano de Acção Pastoral para o Secretariado de Lisboa da Comissão Organizadora da viagem de Bento XVI.

A segunda catequese reflecte sobre os “desafios à Igreja de Lisboa” que se colocam com esta deslocação do Papa ao Patriarcado de Lisboa.

A divulgação das duas «catequeses preparatórias dirigidas ao Povo de Deus» tinha sido anunciada em Março por D. Carlos Azevedo, Coordenador-geral da Comissão Organizadora da Visita do Papa a Portugal.

O primeiro texto, de um carácter geral, destina-se a toda a Igreja Católica em Portugal e o segundo documento, mais focado sobre o Patriarcado de Lisboa, pode servir de modelo para a reflexão a ser feita pelas restantes dioceses, explicou D. Carlos Azevedo.

A primeira catequese, da autoria do cónego Nuno Brás da Silva Martins, reitor do Seminário dos Olivais, debruça-se sobre o papel e o sentido do Pastor Universal, que é o Papa.

«O mundo pode gostar ou não daquilo que o Papa diz. Mas nós, cristãos, não podemos deixar de estar sempre com Pedro. Não se trata de opiniões ou gostos: trata‐se da necessidade de vivermos a fé que Pedro professa, e que coincide com a Verdade que o Pai revelou para a nossa salvação», sublinha o texto

A segunda catequese, escrita pelo cónego José Augusto Traquina Maria, pároco de Benfica, lança pistas sobre os desafios pastorais que se colocam à Igreja de Lisboa com esta visita, considerada como uma «oportunidade» para se crescer na Fé e para se manifestar o «Amor a Cristo e à Igreja».

«A Igreja de Lisboa tem necessidade de uma Graça especial: uma renovada adesão de Fé aoEvangelho, um Sim a Cristo, a começar pelos seus ministros mais responsáveis, passando por todos os cristãos mais empenhados na vida da Igreja e da Sociedade e chegar a todos os cristãos; a acontecer em experiência de comunidade e a testemunhar numa sociedade onde carecem ideais nobres. A Igreja de Lisboa, tem necessidade de uma nova geração de jovens cristãos que se disponha a fazer da vida uma afirmação de Amor e Verdade», destaca .

Ainda precisamos de Pedro? - versãoWord
Ainda precisamos de Pedro? - versão Powerpoint
Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa - versão Word
Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa - versão Powerpoint

Sem comentários: