Testemunho sobre o II Festival da Canção Cristã

Gonçalo Mendes, co-autor da música "Sê Livre", à qual o Júri atribuiu o prémio de Melhor Interpretação e ficou em 2º lugar na classificação geral, partilha connosco como foi participar no II Festival Juvenil da Canção Cristã.


“Olá a todos, e obrigado pela oportunidade que me deram ao criarem o festival, e por agora, me deixarem contar como me senti e sinto sobre toda esta experiência/aventura.

Foi gratificante poder voltar a um espaço que havia frequentado anteriormente (catequese de Benfica), sendo em circunstâncias diferentes, podendo voltar a ver e falar com pessoas familiares. Contudo este festival colocou-me nervoso por vários aspectos, primeiramente por ser uma surpresa para aqueles que me são familiares no meio da catequese de Benfica e poder desiludi-los com a minha prestação. Por outro lado, era a minha primeira experiência (actuar à frente de um público e de um júri) o que me deixava muito nervoso. Por fim, ao presenciar esta experiência com os meus amigos e familiares, trazia também uma pressão adicional ao momento da actuação.

Quando escrevemos a nossa música ainda não tínhamos definido o tipo de música que iriamos adoptar. Tentámos criar uma espécie de contraste / inovação no festival. Porque hoje em dia a música que atrai os jovens tem de ser inovadora e atractiva; quando compus na guitarra a música tentei fazer isso mesmo (inovar).

A partir de certa altura, as coisas foram surgindo naturalmente e, semanas antes do festival, eu e o resto do meu grupo (Inês e Vanessa) treinámos com afinco e dedicação para que o produto final saísse o melhor possível. Dou também os meus parabéns a todos os outros grupos que fizeram parte do festival, e em especial ao grupo vencedor.


Antes de actuar, o único objectivo que tinha não era o de vencer o festival, mas sim de sentir aquilo que fazia e agradar ao público presente. Se agradei ou não isso não me cabe a mim responder, mas no fim de tudo sentia-me completo por ter sentido aquilo que fiz (e que tanto trabalho me deu tanto a mim como aos restantes membros do grupo).

Neste momento sinto-me confuso em relação a tudo, se devo seguir esta vertente musical, se não devo seguir; é claro que gostava de fazer carreira neste mundo da música, mas tenho medo de não gostarem de me ouvir, de falhar / de me desiludir a mim e aos outros.

Mas o mais importante foi ter participado neste gratificante festival, é algo que nunca me irei esquecer com certeza. Contudo, acho que se aposta pouco na música hoje em dia, existem poucas iniciativas / oportunidades, e espero que venham a decorrer mais festivais para podermos evoluir na música.

Obrigado por tudo, Gonçalo Mendes”

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo vosso trabalho e dedicação. Estou muito orgulhosa da participação dos meus alunos.
Leonilde

Anónimo disse...

ÉS o melhor, na minha opinião! (sou uma pessoa que percebe do assunto, acredita)
Concordo plenamente contigo acho que é necessário haver mais música, principalmente inovadora como tu referis-te e bem!
Qualquer pessoa entende a partir das tuas palavras, que és uma pessoa com os pés bem acentes na terra, o teu único problema é desiquilibras-te, certo!? Tens que ter mais confiança em ti próprio, segue aquilo que achas ser o MELHOR!
Na minha opinião qualquer pessoa com sentimentos percebe que levas-te este festival muito a sério, e com os sentimentos à flÔr da pele! (para confessar emocionei-me...)

CUMPRIMENTOS, de alguém que quer voltar a ver-te! ACREDITA EM TI! SEMPRE! =>

Anónimo disse...

ADORO.T MANINHO! ÉS O MAIOR!
bjnhs pela 1ª vez!!!

Anónimo disse...

O teu sonho começou aqui!
Este dia tornou possível, as horas de ensaio, de teimosia, de cair e voltar a levantar..de prosseguir.
Vai em frente! Não desarmes!

Hoje correu bem. Contudo, amanhã pode correr mal e nesse dia as palmas serão outras...
Nesse dia vais entender o valor das coisas e provares quem realmente és! Terás que ter a raiva suficiente para voltares, para repetir, para treinar, para inovar, para seguir em frente. Nesta altura terás que ser forte! Forte como uma rocha. E continuares no teu caminho...lembra-te d'Ele.
Quantos dos que O apoiaram, mais tarde O negaram, O insultaram? Quantos?

Isto é a vida!
Sê forte e livre para criar. Não desistas.
É fácil? Digo-te que não. É possível? Sim, é possível.
Contudo, nem todos conseguem! Conseguem os que se apoiam n'Ele, os que acreditam que podem fazer e que por isso não desistem. Correm por um sonho.
Sê livre, e corre pelo teu sonho.
Parte...para chegares.

Gonçalo,
Só os que partem podem querer chegar... e tu queres?
Então parte.